Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ESCLARECEDOR

"O blog de Altamiro é uma grande referência pra quem gosta de sacar o que rola do outro lado de vejas, globos e afins.

Quanto ao tema do aborto, realmente uma pena que tenha caído na pauta eleitoral desta maneira.

Tenho certeza que, em suas consciências, tanto Serra quanto Dilma são a favor da legalização. Ele, como ministro da Saúde, sabe o mal que a criminalização causa em mulheres, especialmente mais pobres. Ela, por sua trajetória, sabe o quanto esta luta é cara ao movimento feminista (ou melhor: aos movimentos feministas.

Durante a campanha, porém, Dilma saiu pela tangente quando confrontada com esses movimentos. Disse que a lei com relação ao aborto era boa e deveria continuar assim. A sorte (ou o azar?) é que diversas correntes do PT e de partidos aliados defendem a legalização abertamente - assim como o atual ministro da Saúde,  José Gomes Temporão (que, médico sanitarista, é muito melhor que Serra jamais foi nessa pasta).

Serra é um cagão simplesmente pq se esquiva dessa pauta, como se esquiva do casamento entre pessoas do mesmo sexo, como se esquiva da discussão legítima sobre liberdade de expressão (escorando-se nas pautas da velha mídia).

Lamentável, realmente lamentável, que o fundamentalismo cristão seja tão forte no Brasil. Daqui a pouco, vamos perder a moral para falar mal do Talibã.

Em tempo: neste segundo turno, minha campanha é mais ANTI-SERRA do que PRO-DILMA. Vou votar no 13 pelos seguintes motivos:

1- Serra explicitamente declarou-se contra os processos de conferência (educação, saúde, comunicação, direitos humanos), que vêm acontecendo desde o governo FHC e que foram responsáveis pela proposição e monitoramento de diversas políticas públicas. Participei de muitas nas organizações de que participo.

2- Serra explicitamente declarou-se contra o Plano Nacinoal de Direitos Humanos (PNDH-3), que estabelece uma série de diretrizes para as políticas de direitos humanos no Brasil. Fato que a maior parte das propostas requer discussões maiores no congresso, mas este documento (mais um produzido com grande participação da sociedade civil) é uma referência para diversas políticas. Por conveniência e para fazer jogo de cena com seus parceiros militares, igrejistas e radiodifusores, Serra vem esculhambando o PNDH. Por isso, voto contra.

3- Serra explicitamente declara-se contra investimentos em comunicação pública (como a TV BRasil), assim como políticas de democratização da comunicação (como as propostas tanto no PNDH-3 quanto na I Confecom (conferência que reuniu inclusive diversos radiodifusores, e contra a qual Serra uniu forças com Veja e Globo)

Como vocês vêm, não estou falando de boatos ou suposições. Não tou comparando governos nem fazendo concurso de simpatia. O fato é que eu e os movimentos de que participo temos pautas diametralmente opostas ao que o candidato José Serra (que pode ser honesto, bom pai, simpático, bom tocador de violão, o caralho) promete praticar. Por conta disso, simplesmente não dá para corroborar com sua candidatura, muito menos abster-se de contribuir para sua derrota."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares