“...profetiza contra os profetas de Israel que, profetizando, exprimem, como dizes o que lhes vem do coração (...) Põe-te contra as filhas do teu povo que profetizam de seu coração, profetiza contra elas”. Ezequiel 13.1 e 17.
Ezequiel é levantado pelo Senhor para profetizar contra os falsos profetas e profetizas que pregavam aquilo que estava nos seus corações. A idéia central do texto é um repúdio aos pregadores que falam aquilo que agrada aos ouvintes em substituição da voz de Deus. Enquanto o Senhor anunciava a destruição de Jerusalém, estes por sua vez pregavam paz e prosperidade ao povo. As profetizas vendiam amuletos e conduziam ao povo à rituais profanos. Deus considera isso como um remendo. Onde alguém estivesse vendo um muro rachado e ao invés de refaze-lo estivesse colocando massa para esconder as rachaduras.
A resposta de Deus é simples: “Derribarei a parede que caiastes, darei com ela por terra, e o seu fundamento se descobrirá; quando cair, perecereis no meio dela e sabereis que eu sou o Senhor”. (14) A parede será derrubada pelo Senhor, pois Ele não aceita os remendos da religiosidade e do paganismo. Deus livrará o seu povo daqueles que pregam o desvio, que lucram com essa desgraça e fazem do ministério um bordel de status.
Nenhum comentário:
Postar um comentário