Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Marcos 5:28 e 29 – A Mulher do fluxo de sangue


Marcos 5:28 e 29 – A Mulher do fluxo de sangue

“Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. 29 E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo.”

A tradução melhorada do versículo vinte e oito demonstra mais claramente o nível de fé desta mulher. Ficaria assim: “eu só serei curada se pelo menos tocar na orla das suas vestes”. Era como se ela tivesse absoluta certeza de que somente Jesus poderia mudar a situação dela. O verbo apresentado no texto demonstra convicção e não dúvida.

Caso os leitores queiram usar essa pequena exegese como base de sermão e estudo adicione as impressões exegéticas abaixo também.

Essa mulher provavelmente era uma viúva de condição financeira privilegiada, mas que já havia perdido parte de suas riquezas com aquela enfermidade. O texto de Marcos vai além, diz que a doença piorava cada vez mais.

No paralelo de Lucas mostra que quando Jesus Cristo questiona a todos sobre o responsável pelo o toque, a mulher, se apresenta e conta o relato de sua vida diante do Senhor e diante de todos os presentes.

Encontro três aplicações:

1º Nunca tente resolver aquilo que somente Deus pode solucionar.

Quanto mais ela tenta se curar com as suas próprias condições financeiras pior ficava sua enfermidade. Somente com um encontro com o Senhor a cura foi possível.

2º Independe se você tem apoio dos homens, tenha fé!

Em nenhum momento esse texto apresenta, parentes, amigos ou qual quer coisa parecida apoiando essa mulher. Mas mesmo assim ela acreditou que somente o Senhor poderia fazer aquilo que ela nunca iria conseguir.

3º Quem quer se aproximar do Senhor tem que despir a sua alma.

Em Lucas 8.47 diz que ela relatou todas as coisas que havia acontecido com ela para o Senhor Jesus.È isso que Deus quer de todos que se aproximam d’Ele.


OBS: Essa exegese foi um pedido de um dos nosso seguidores. Agora não enviaremos mais as exegeses por e-mail e sim postaremos todas no blogue. Obrigado!

Um comentário:

Postagens populares