Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mensagem Em Mateus 19.16-22 - O Jovem Rico.


NUNCA SATISFEITOS, MAS PLENAMENTE PERFEITOS.
MATEUS 19.16-22
INTRODUÇÃO: Uma das características da pós-modernidade é a busca pela satisfação pessoal. Uma espécie de Hedonismo prático. Prazer por prazer. O excesso de satisfação trás o comodismo como reação imediata e faz de muitos cristãos pessoas satisfeitas consigo mesmas. Esse texto de Mateus podemos encontrar um homem satisfeito consigo mesmo que no encontro com o Perfeito (Cristo) descobriu o que é perfeição.

ELUCIDAÇÃO
- Essa foi a ultima viajem que Jesus fez a Jerusalém, pois foi nesse período pascal que as autoridades o prenderam e levaram para a crucificação. Essa viajem não foi feita sozinho, pois Marcos na introdução (10.17-22) da sua narrativa dessa história usa a expressão “pondo-se Jesus a caminho”. Esta expressão identifica uma viajem em caravana, onde pessoas se agrupavam para percorrer caminhos longos, na organização dos mercadores, para terem condições de escaparem de saqueadores.
- Entre os que viajavam nessa comitiva, estava um homem de vida próspera e que se orgulhava de tudo que havia conquistado e de tudo que ele representava. O texto de Lucas 18.18 diz que “certo homem de POSIÇÃO”, veio correndo para dialogar com Cristo. Provavelmente em uma das muitas paradas que a comitiva fazia ao longo da viajem para descanso e reabastecimento de água.
- Este homem era alguém de pouco idade, provavelmente 30 à 34 anos de idade. No versículo 22 diz que ele era Jovem, o termo do original grego é Neaniskos que deriva do termo neanias, que na concepção judaica era alguém que tinha entre 25 aos 35 anos..
CHAMPLIM (2002, pg 487) DIZ “que muitos teólogos tem conjecturado que esse homem era membro do mais alto tribunal judaico, o sinédrio. Mas isso ninguém pode asseverar com absoluta certeza, ainda que provavelmente ele fosse elemento que ocupava alta posição religiosa”. Ao aproximar-se de Cristo, este homem se ajoelha aos seus pés. Essa posição não era igual a todos as pessoas que se humilhavam diante de Cristo em busca de uma graça. Mas era uma posição corriqueira entre mestres e discípulos. (basta lembrar a expressão de Paulo que ao referir-se a sua educação menciona-se como aquele que fora criado aos pés de Gamaliel). Este homem queria mostrar a todos que tinha condições suficiente para ser discípulo de Cristo. Ser escolhido por um mestre significava que você estava apto para conviver com ele.
- Estamos falando dos dias finais de Cristo, e a fama o grande mestre já era conhecida por todos. “Existe um mestre de sabedoria tal que faz dos mais sábios um tolo e do mais desprezível um príncipe”. A expressão “bom mestre” não existia nos primeiros manuscritos de Mateus, mas com base em Marcos onde essa expressão é autêntica, os copistas posteriormente inserem essa expressão em Mateus também.
- Ao aproximar-se o jovem demonstra qual era a sua preocupação: ser visto como alguém bom. “O que farei eu de bom para alcançar a vida eterna” (16). A ênfase do texto não é na vida eterna, mas na bondade da vida presente. A vida eterna demonstra uma preocupação religiosa, revelando que este homem não era um saduceu, pois os saduceus não acreditavam na vida eterna. Como também mostra um interesse dele de ouvir uma palavra revolucionária de Cristo; algo de novo que enchesse o seu ouvido de novas leis. A ideia predominante na mente desse homem era manter tudo aquilo que ele havia conquistado. Por isso que CHAMPLIM diz que este não possuía dinheiro, mas o dinheiro é que possuía ele.
- É nesse momento que na vida de alguém o objeto passa a ter mais vida do que o próprio sujeito.
- Este jovem homem vivia satisfeito em três aspectos diferentes de sua vida: com sua bondade, com seu status perante os homens e com sua riqueza.
- Para todas essas satisfações pessoais, Cristo apresenta uma confrontação.
1ª Confronta a bondade: “bom só existe um”. A ideia central é mostrar para aquele Jovem que não existe bondade plena nos homens e que somente no Deus triuno essa bondade pode ser vista. Como também, Cristo não queria ser um bom mestre, e sim, um bom Deus.
- A pergunta sobre os mandamentos revela que sempre haverá um mandamento em falta na vida dos que tentam se salvar pelas obras. Ficou claro no amor que este demonstrou por sua riqueza.
2ª Para o seu Status, Cristo mostra que não adianta ter riqueza, ser bem visto pelos homens se não tem a vida eterna. Em outras palavras, ter o olhar do mundo sobre si, mas não ter o agrado dos olhos de Deus. Ele queria ser perfeito, mas perfeição só há quando acertamos o alvo. Quando Cristo fala de perfeição no versículo 22, não está se referindo a ausência de erros, mas sobre alguém que tem um arco e flecha nas mãos e acerta o alvo em sua frente. Pois o termo TELEOS, traduzido por perfeito, significa como alguém fez exatamente o que deveria ter feito.
3ª Em contraposição a satisfação com as riquezas, Cristo ensina aos seus discípulos que maior é o tesouro que existirá na eternidade para aqueles que acertam o alvo. Ele não seria um homem impecável se abandonasse o dinheiro, mas seria um homem com um coração pertencente a um só Deus. Não mais o dinheiro, mas aquele que é bom plenamente.
- Cristo ensinou que não temos condição em nós mesmos de ficarmos satisfeitos com algo que exista por natureza em nós.
Por isso que o nosso tema é Nunca Satisfeitos, mas plenamente perfeitos.
E o por quê dessa ideia?

1ª Porque não temos em nós nada nos torne bons aos olhos de Deus.
- Como podemos ficar satisfeitos sabendo que Deus nos olha e sustem por Sua infinita misericórdia? Como podemos julgar quem quer que seja e nos colocarmos com um exemplo de bondade? Como podemos ser um parâmetro dessa bondade? Não temos como fazer isso!
- Loyd-jones ao escrever seu comentário sobre o Sermão do Mundo diz que a mensagem que Cristo trouxe naqueles dias era tão profunda e reveladora, que nós nunca podemos ficar satisfeitos em não matar sabendo que o ódio ao próximo não tão grave quanto o assassinato.

2ª Porque a luta contra a nossa natureza pecaminosa é diária. Paulo nos ensina em Efésios 4.22 “despojando vos do velho homem”. A ideia é o retirar de uma roupa e a ação do verbo identifica um ato feito todos os dias por quem ama a Cristo. O sentido de Efésios 4.22 é literalmente tirar a roupa do velho homem e vestir a nova. A pergunta que se faz é: quando fazemos isso? Todos os dias! Pois o verbo está no presente ativo, isso significa que sempre no hoje, agora, devo fazer essa troca de roupa. Tema pessoas que acham que o velho homem morreu, mas isso não é verdade, matamos ele todos os dias. 

3ª Perfeição é fazer a vontade de Deus.
- Tem pessoa que sofre terrivelmente com seus deslizes e pecados. Tenho acompanhado pessoas evangélicas nos meus estágios do curso de psicanálise que não se aceitam como salvos em Jesus Cristo por causa dos seus impulsos. Mas irmãos, a luta contra o pecado só é possível porque existe um Deus gracioso que nos fazer perseverar. A perseverança não é um dom dos homens, mas um dom de Deus, que sustenta, santifica e mantém todos os Eleitos que vivem para o crescimento da Igreja militante.
-Acertar o alvo é fazer aquilo que Cristo te mandou fazer. Viver na presença dEle, multiplicar os talentos, pregar o evangelho, fazer discípulos. No mais, descansa um coração.
- Me mostre um homem perfeito, que se considere sem pecados, e eu te mostrarei um mentiroso.
1 Jo 1.8 diz “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmo nos enganamos, e a verdade não está em nós”.
- Mas a pergunta volta: o que faço para ser perfeito?
Quebre o altar que existe no teu coração, pois Deus não sobe em altar que já foi usado por ídolos. Ele quer um altar só para Ele. Acredito queridos que todos temos um altar para ser quebrado. Vaidade, ganância, competitividade. Nada disso agrada ao Senhor e desta forma devem ser lançados fora para que Cristo seja único e pleno em nós.

Conclusão
-Que não façamos com o jovem rico, saindo daqui triste por amar de mais o ídolo que há em nós. Mas pelo contrário! Saiamos daqui alegres, porque mesmo não tendo nada, nós somos perfeitos. Não porque sejamos sem pecados, mas porque desejamos viver para a glória do Senhor Jesus Cristo.

Que Deus nos abençoe!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares