Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

segunda-feira, 22 de março de 2010

Efésio 4:7e8


Versículo7.

Os versículos que se seguem demonstram uma preocupação do autor com os detalhes da unidade. Aqui ele mostra que para a preservação da unidade da igreja seja possível, nos foram concedidos dons espirituais para ser utilizados para a gloria de Deus. Sendo que, todos os dons não são de propriedade daqueles que o receberam, ou meritórios dos mesmos, mas sim, uma graça concedida por Cristo e distribuída pelo mesmo. De tal forma, que ninguém poderá declarar ser superior a ninguém, por mais visivelmente destacável seja o seu dom. A preocupação de Paulo é que os dons não sejam vistos por aparente destaque, mas que todos do corpo de Cristo possam olhar para os dons e ter cada um deles por igual importância, porque todos foram dados igualmente pelo mesmo senhor.

Versículos 8

O apostolo faz uma citação dos Salmos 68.18 para se referir a vitoria de Jesus sobre seus adversários e a distribuição de dons. Essa afirmação prova pelo uso do termo “cativeiro” que é o coletivo para inimigos cativos, isso significa que Cristo reduziu seus inimigos à sujeição.
A derrota dos inimigos promoveu um ato comum aos reis após obterem vitorias em guerras, a distribuição dos despojos. Nos Salmos é declarado que Deus recebeu dons aqui é usado o verbo “dar” (Edwken), isso significa que o rei vitorioso da grande guerra, Deus, distribuindo entre Seu povo os presentes, despojos (dons). 

by Gedeon Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares