Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sossegar


SOSSEGAR PARA INICIAR UMA NOVA HISTÓRIA

Mateus 16:13 “Indo Jesus para os lados de Cesareia de Felipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?”

“O importante é começar bem”! Quem nunca ouviu essa frase em palestras motivacionais ou na faculdade? É uma frase verdadeira. No entanto ela está incompleta, pois a vida não é feita apenas de começos, mas de continuidade também. As pessoas se preocupam com o início de tudo, mas esquece-se de andar bem em todos os passos posteriores.
O Senhor Jesus ensinou com palavras e prática a importância de continuar bem. No texto que nós lemos a cima vemos o Senhor no ápice do seu ministério, com dezenas de pregações, milagres e curas, e com milhares de pessoas o seguindo. Porém, Ele percebeu que uma nova história se aproximava no seu mistério. Uma história de abandono ao invés acolhimento, de perseguidores ao invés de seguidores. Chegava o tempo do amargor.
Dos capítulos 13 ao 16 de Mateus, Jesus tenta se separar para ter um momento a sós 10 vezes (13:53; 14:13; 14.22; 14;23;15.14; 15.21; 15.29; 16.4; 16.13; 17.1). Nesse texto Ele foi mais objetivo e resolve conduzir os discípulos a 37 km de distância da Galileia, a Cesareia de Felipe. Lá o Senhor desejava um momento de sossego com os 12 para dar início a uma nova história no ministério, Ele precisava saber deles o que estes pensavam ser o Filho do Homem.
O início de um novo tempo não é a desconstrução do anterior. Pelo contrário. É você se utilizar de toda experiência dos dias anteriores e aplicar com mais sabedoria e fé nos dias que estão por vir. Mas, entre uma estrofe e outra existe algo no meio, um interlúdio. Uma oportunidade das vozes cessarem e deixar a cargo dos instrumentos o preenchimento do vazio musical. Na nossa vida esse interlúdio chama-se sossegar.
Deus muitas vezes nos leva para uma Cesareia, um lugar distante para nos ensinar a parar e perceber que está se iniciando um novo tempo. Dias de novas oportunidades, de mais intimidade, onde veremos o Senhor mais de perto. Porém prepare-se, pois esses novos tempos podem ser de grande prova, onde sua fé no Messias será testada. O inimigo com seus companheiros virão contra nós, mas, no entanto, a Palavra nos garante que eles não prevalecerão contra nós.

Para passarmos bem por esse interlúdio devemos seguir alguns princípios:
1) Que estar só nem sempre é estar na solidão, e sim, estar mais próximo do Senhor em uma Cesareia distante das multidões.
2) Nesses tempos de interlúdio, Deus está muito mais preocupado com nossa fé do que com o nosso bem estar.
3) Não precisamos temer o futuro, pois o a nossa força está no nosso Messias.

Com esses princípios bem guardados em nossa mente teremos plena condição de passar para uma nova história, ou um novo momento de nossas vidas, pois o Senhor é o nosso alicerce, é aquele que nos guia pela mão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares