Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

1 Coríntios 6.9 - "...nem efeminados, nem sodomitas,..."


Mediante o pedido de um internauta iremos analisar esse texto e esclarecer o significado real das palavras.

As palavras efeminado e sodomita apresentadas no texto de 1 Co. 6.9 são uma expressa condenação do Senhor sobre duas formas diferentes de praticar o mesmo pecado.


A PRIMEIRA se traduz corriqueiramente pó Efeminado. ‘Malakos’, do grego mole, macio, suave e efeminado, era usada para se referir aos homens que eram passivos nas relações sexuais com outros homens. A idéia de suave, mole e etc, era pelo fato de esses homens terem a atitude usual da mulher na relação sexual com outros homens. Nos nossos dias a melhor tradução para esse termo seria “homossexuais passivos”, esses não herdarão o reino dos céus.


A SEGUNDA se traduz por sodomita. ‘Arsevókoitês’, do grego sodomita, pederasta, homossexual. Esse termo é a junção de duas outras palavras gregas: ‘Arse’, que quer dizer macho; e, ‘koitê’, que quer dizer leito nupcial, relação sexual, coito. Seria aquele que faz sexo com outro homem, ou ainda, aquele que é ativo na relação homossexual. Em outras palavras é o “homossexual ativo”, esses, também, não herdarão o reino dos céus.

Isso significa, que tanto aquele que é ATIVO quanto o que é PASSIVO estão pecando e sendo, assim, indignos do reino dos céus.

23 comentários:

  1. muito boa a explicação do texto de coríntios 6.9!!!!!
    bem esclarecedora....

    ResponderExcluir
  2. Sr. Gedeon,

    Muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Muito importante o entendimento destes versículos, bem como a idéia do que os termos gregos trazem, uma vez que isso é alvo de muitas especulações até mesmo em relação as traduções.

    Agora gostaria de sua opnião como psicanalista, o sr. acha possível uma pessoa nascer com inversão em seu aparelho sexual ou mesmo adquirir tal inversão através de traumas ou abusos causados em sua infância?

    É possível reverter estes casos ou a pessoa está sujeita a viver assim?

    ResponderExcluir
  3. acho possivel sim ocorre casos se alteraçoes membraticas e fisicas no ser humano ,concernete a trauma de infancia nunca se pode afirma que tal comportamento homossexual esta realacionado a alguma agressao fisica o sexual o fato e que biologicamente falando nao existe ordem cromossomica homosssexual .e sim ordem masculino e feminina.masculino xy e o feminino x.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que existe Deus, para voce se arrepender, se voce segue a verdade nada lhe levará ao rumo do pecado, antes morrer só doque morrer em pecado

      Excluir
  4. É possível reverter todo comportamento pecaminoso.

    ResponderExcluir
  5. Qual a fonte dessa informação? Penso que seja importante citar, para que não haja dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer dicionário de grego bíblico serve para comprovar. Quem nunca fez teologia nem estudou grego pode recorrer a um professor de grego bíblico ou à Exaustive Biblical Concordance, e isto se quer realmente conhecer o texto original e ter a exegese bíblica.

      Excluir
  6. Gedeon, concordo com vc. O Senhor JESUS atrav[es do poder concedido por nosso Pai DEUS, pode reverter qualquer pecado, desde que a pessoa deseje viver em comunhão com Ele. O que tenho visto muito hoje, são evangelhos de conveniência, onde pessoas inescrupulosas simplismente retiram do evangelho a parte que que mostra como espelho seu pecado. Mas é nessa hora que vemos quem quer e quem não quer amar sua vida e perder a vida eterna. Lembrem-se, o reino de DEUS é tomado por esforço. Carreguem sua cruz, não arrumem bengalas pra não seguir a JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Co 6.9, amigo, não adianta se voce não acredita nessa parte da biblia voce não acredita nas demais, quem quiser que seja o que quiser ser o que não pode é quer esci=olhar a melhor parte a se seguir, Deus criou homem e mulher e não outra coisa, o que se quer aqui não é o que está na biblia e se a pessoa não se arai arepender verdadeiramente não vai ser salvo, mentir fingir é algo entre a pessoa e Deus não adianta fingir na sociedade e fazer outra coisa escondido quem vai julgar é Deus e não as pessoas

      Excluir
  7. Parabéns pelo mateiral.

    ResponderExcluir
  8. Depois de todo esse debate pergunto a todos Deus muda eu creio, mais terei sempre que mentir pra mim mesmo dizendo que estou errado?

    ResponderExcluir
  9. Aí é que mora o problema meu amado. Você mente para si mesmo, para sua natureza, quando você se deixa levar pelos desejos e pecados do homossexualismo. Se você seguir a Cristo você com toda a certeza do mundo vai mudar. Acredite você não nasceu homossexual, você nasceu hetero. Experiências, emoções, traumas na infância e adolescência polarizaram sua mente a ter desejos homossexuais, porém é totalmente passível de mudança. Entenda que homossexualismo não é biológico e sim comportamento. Há sim esperanças tanto cientificas quanto divinas para a mudança desse comportamento até polarizar sua mente para a heterossexualidade, a sexualidade natural, o dom divino. Procure por temas como terapia reparativa e hipnose condicionativa. Porém conscientize-se, você não terá sucesso absoluto nessa jornada se não confessar seu pecado à Deus. Portanto confesse, se arrependa, aceite JESUS CRISTO como seu Salvador, e busque a todo instante apoio espiritual. Deus cura, Deus modifica, Deus liberta das amarras do pecado. Para Deus nada é impossível. Volte para a sua sexualidade natural, a heterossexualidade. Você vai conseguir e ser muito feliz junto de Deus!

    ResponderExcluir
  10. A BIBLIA NÃO CONDENA A HOMOSSEXUALIDADE!!!!!!!



    DENTREDE MUITO TEMPO, AUTORIDADES RELIGIOSAS IMPUSERAM REGRAS,

    DOUTRINASQUE FOJEM DE NOSSA COMPREENSÃO, ONDE, MUITAS DELAS TROUXERAM GRANDESCONSEQUÊNCIAS, REVOLUÇÕES OU ATÉ MESMO GUERRAS SANGRENTAS.

    EMNOME DA IGREJA, OU EM NOME DE DEUS, ENFATIZO ISSO, POIS, A IGREJA A MILHARES DEANOS VÊEM SENDO O MARCO INICIAL DE SEUS ENSINAMENTOS OU DOGMAS, MAS VENDO NESSEASPECTO A IGREJA SENDO DE DEUS, PESSOAS SE ESPELHAM EM SUAS CARACTERÍSTICAS OUMAIOR ESCALA NÃO SE ESPELHAM POR CAUSA DA RIGIDEZ DA IGREJA.

    DEVEMOS PENSAR EM SEGUINTE ASPECTO. O QUEREALMENTE JESUS QUIS ENSINAR?

    O QUE ELE ENSINOU, PRATICAMOS? ATÉ QUEPONTO?

    MUITASAUTORIDADES RELIGIOSAS TENDE-SE A CONTESTAR SOB SUAS TESES, LEVANDO.

    UMA VISAO DAVERDADE FINGIDA E CEGA, POIS, OS INTERPRETES BÍBLICOS COMO SE.

    INTITULAMDISTORCEM DA VERDADEIRA VERDADE. POIS, A BÍBLIA DIZ QUE A LETRA.

    MATA E O ESPÍRITOVIVIFICA, E TAMBÉM DIZ A BÍBLIA QUE O ESPÍRITO SANTO.

    DIRIGE A IGREJA.

    SOMOS TODOS DOMESMO CORPO, E PORQUE EXISTE ACEPÇÃO DE PESSOAS DENTRO DA IGREJA? VALE REALÇARQUE NOSSOS LÍDERES BUSCAM A LETRA, MAS É O ESPÍRITO QUE VIVIFICA A IGREJA,DEVEMOS SER VIVIFICADOS NO ESPÍRITO DE DEUS, SER CHEIOS DE SUA PLENITUDE.

    ISAIAS 11:2 “E repousará sobre ele o espírito doSenhor, o espírito de Sabedoria e deInteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito do Conhecimentoe de temor do Senhor.”

    Isto sim é a plenitude do Espírito de Deus foi assim que fomos chamados,não chamados para fazerem atrocidades, pois, vejamos uma delas:

    ResponderExcluir
  11. satanás tem o objetivo de destruir tudo o que DEUS criou certo? E o bem mais precioso que o PAI CELESTIAL criou foi o homem a sua imagem e semelhança. Óbvio que satanás quer destruir o ser humano de qualquer jeito. Imagino que os homossexuais não são felizes na verdade pois, quando se transvestem naquilo que não são, agridem a si próprios (Vejam o que os transexuais fazem com seus próprios corpos! Verdadeiras mutilações!). Qual homossexual não passa por situações vexatórias ou até, nos dias de hoje, por perseguições homicidas? Muitos podem alegar: preconceito da sociedade! Não! é satanãs agindo na vida daquele que transgride a LEI DIVINA e que, por isso, não se encontra na PALAVRA, sendo alvo fácil para o maligno, o pai da mentira, da discórdia, da desgraça...
    Só DEUS cura, salva e liberta. DEUS é DEUS do impossível, logo, tudo pode. Se alguém se encontra nesta situação, ACORDE, não se deixe enganar pelo diabo! DEUS não nos fez a sua imagem e semelhança? DEUS homossexual??? Pare e pense! A batalha espiritual aqui é dura mais JESUS venceu e deixou registrado que nós venceríamos também! DEUS está no controle e mais que ELE ninguém! Creio segamente NESTE DEUS MARAVILHOSO que me abençoa a todo instante!
    Falo isto irmãos porque já tive experiêncoa homossexual e JESUS CRISTO me libertou mas satanás, não satisfeito com minha conversão, é implacável em sua perseguição. Por isso, ORAI E VIGIAI, SEMPRE, E REVESTI-VOS SEMPRE DAS ARMADURAS DE DEUS, ORANDO E JEJUANDO!
    A Paz do Senhor a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUNCA NINGUÉM CONSEGUIRÁ PROVAR SE DEUS ERA MESMO HETEROSSEXUAL, HOMOSSEXUAL, ASSEXUADO, NEM NADA DO GÊNERO!

      Excluir
    2. O QUE ELE E ESTA BEM CLARO .ELE E DEUS!

      Excluir
  12. Muito bom o texto... fechou o cerco para a homossexualidade.

    Vale salientar que a homossexualidade, bem como os injustos,nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores... estão colocados num mesmo patamar, ou seja, assim como um ladrão precisa de Cristo, um homossexual também.
    Não venhamos a colocar o homossexualismo como algo absurdamente mais pecaminoso do que um adúltero.

    Sola Christus

    ResponderExcluir
  13. Levítico 18. 22- "Não te deitarás com um homem como se fosse mulher, isto é uma abominação"
    Levítico 20. 13- "Se um homem dormir com outro como se fosse mulher, ambos cometerão uma coisa abominável"
    O nosso Deus não é incenssato, se Ele pede algo para nós, é porque sabe que somos capazes de de seguir, e se Deus abomina a homossexualidade é porque é pecado, e tem que ser curado, a palavra diz em Lucas 19. 10 "O Filho do homem veio para procurar e salvar aquilo que está perdido", Joao 3. 17 "Jesus veio ao mundo, nao para condena-lo, mas para salva-lo".
    Sendo homem, Adão quiz ser Deus, e caiu tão baixo, que se perdeu.
    E sendo Deus, Jesus quiz ser homem, para que o homem subisse e se salvasse.
    Temos que ser submissos ao que Deus pede, a Santidade, (Levítico 19. 2), (Hebreus 12. 14), sem renuncia do pecado ninguém pode ver ao Senhor, porque Deus é Santo, diz essas duas passagens, e lá em 1Joao 3. 8 diz "Quem peca é do demônio", mas em 1Joao 4. 8 diz "Deus é amor", e em Lucas 15. 7 diz "Haverá mais alegria no céu para um só pecador que se arrepender, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento", o primeiro passo é reconhecer que a homossexualidade é pecado, o segundo pedir a Deus a graça do arrependimento, porque lá em Mateus 7. 7 diz "Pedi e vos será dado", versículo 8. "Porque todo aquele que pede recebe".
    Acha impossível? Lucas 1. 37 "A Deus nada é impossível".

    ResponderExcluir
  14. concordo plenamente!!!

    ResponderExcluir
  15. Quando alguém deixa este corpo aí já era: é eternidade. Eu não pago para ver se a perdição do inferno é real porque quem tem a palavra de Deus como regra de fé, já desfruta o céu aqui; a pessoa vive melhor, dorme melhor, faz sexo melhor, ama e é amado, encontra consolo na dor e ouve a voz de Deus porque o Espírito Santo está presente e testifica no seu espírito, não é uma mera religião, Ele é real, além de encontrar o real significado da vida. Então se no final não restasse nada ,9(e o Espírito de Deus diz que há uma vida eterna) já teria valido a pena andar na presença de Deus e lutar em oração contra o poder do pecado na carne, fazer morre pelo Espírito a natureza terrena, como está escrito em Colossences cap. 2. Porque de fato o Espírito Santo ressuscitou ao Senhor Jesus que levou no seu corpo os nossos pecados no madeiro e agora ele vive para Deus. Assim também devemos tomar nossa cruz e fazer morrer nossa natureza terrena, pelo mesmo Espírito. Condição sinequanon para herdar o reino de Deus; será que os homossexuais estão fazendo assim, ou quantas pessoas independente de serem homossexuais estão andando assim?

    ResponderExcluir
  16. a luz da tradução exegética então casais heterosexuais de cristãos casados em cartório e com benção da igreja podem de comum acordo praticar sexo anal?É lícito? É conveniente?Não há condenação mencionada nas Escituras quanto à prática do sexo anal para os casados ( homem + mulher )?

    ResponderExcluir
  17. A biblia diz que ja estamos julgados pela palavra. diante dos verciculos citados qual e o veredito da palavra?culpado ou inocente?oque esta escrito nao precisa de interpletaçao

    ResponderExcluir
  18. __________________________

    * DEUS CONDENA A HOMOSSEXUALIDADE

    Textos bíblicos: Levítico 18:22 / Romanos 1:26-27 / 1ª Coríntios 6:9-10

    - YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v...

    __________________________

    * Por causa disso Deus os entregou a PAIXÕES VERGONHOSAS. Porque ATÉ AS SUAS MULHERES TROCARAM AS SUAS RELAÇÕES SEXUAIS NATURAIS por outra, contrárias à natureza (LESBIANISMO).

    Da mesma forma, OS HOMENS TAMBÉM ABANDONARAM AS RELAÇÕES SEXUAIS NATURAIS COM AS SUAS MULHERES, e se inflamaram de paixão uns pelos outros.

    COMETENDO ATOS INDECENTES, HOMENS COM HOMENS, (HOMOSSEXUALISMO) recebendo em si mesmos o castigo (DSTs - HIV - AIDS)...merecido pela sua perversão.

    ________________________________________­_______

    * Carta do apóstolo Paulo aos ROMANOS.
    Capítulo 1: 26-27

    ___________________________

    HOMOSSEXUALISMO É DEPRAVAÇÃO!

    - do grego: PARAPHUSIN = CONTRA A NATUREZA - (Macho x Macho / Fêmea x Fêmea) - ANTI-NATURAL

    - do Hebraico: TO' EVAH = ABOMINAÇÃO.

    ______________________

    "...Com homem não terás relações sexuais,
    como se fosse mulher, É ABOMINAÇÃO..."

    LEVÍTICO 18:22
    ___________________________

    A HETEROSSEXUALIDADE É O PERFEITO PLANO DE DEUS!

    .
    .

    Origem da AIDS e da HOMOSSEXUALIDADE

    .
    .
    .

    ResponderExcluir

Postagens populares