Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sermão para essa semana!


TRÊS FORMAS DE VER À JESUS CRISTO
JOÃO 11.45-57.
INTR.
A forma em vemos um objeto determinará a nossa atitude para com o mesmo!
* A psicanálise comprova que para nós formarmos uma opinião a respeito de uma pessoa ou objeto são necessários apenas três segundos para o nosso cérebro formatar tal opinião. E para modificar essa imagem formada são necessários alguns dias de provas e comportamento que desminta aquele conceito, ou mesmo, pré-conceito.
Por isso que tanto se fala: “a primeira impressão é a que fica”....
· Quando nós passamos a olhar alguém e imaginar que essa pessoa é uma pessoa malévola, nós iremos nos comportar de acordo com o conceito que formamos a respeito daquela pessoa.
Ex: Se eu acho que Aldemir é uma pessoa que não presta, então eu vou todos os cuidados com ele por que eu acho que ele não presta.
Mas as opiniões podem ser modificadas:
Objetos que em uma época eram vistos com objetos de criação demoníaca hoje não são mais vistas assim. Ex: Geens...quase todo mundo usa.
A mulher samaritana olhou Jesus com olhos de preconceito. Preconceito de judeus e samaritanos.
Neste texto de João 11....podemos encontrar três formas de você ver a Jesus......
Neste capítulo 11, temos como grande temática a ressurreição. E os pontos a seguir trarão luz sobre toda a situação.
· Jesus estava na Betânia quando recebeu a notícia de que lázaro estava doente.
· Lázaro era uma espécie de primo distante de Jesus, assim como Maria irmã de Lázaro.
· Maria aqui é aquela mesma que ungiu com balsamo o Senhor
· .Jesus recebe a notícia e comunica aos discípulos que todos iriam para Judéia onde estava Lázaro;
· Os discípulos se alvoroçaram por que eles já tinham se expulsos da Judéia, e não só isso, já existia uma profecia a respeito da morte de Jesus. Como podemos ver nos versículos 49 e 50.
· Era um momento de estrema tensão, tanto para os discípulos quanto para os opositores de Jesus. Por que se uma guerra civil inicia-se entre os judeus os romanos proclamariam estado de sítio naquela região. Isso significaria duas coisas: morte e misérias para todos os judeus.
· No versículo 48 podemos ver essa preocupação entre as autoridades; Por que o império romano quando tomava uma nação ou povo qual quer, ele escravizava os rebeldes e dava semi-autonomia aos que ficavam, para gerarem riquezas para o próprio império. Mas em casos de rebelião, como uma guerra civil, a destruição era extrema. E nem os ricos escapavam da fúria do império.
· Tensões aparte, Jesus decide ir para a Judéia. Os discípulos imaginaram que era para curar a Lázaro, como podemos ver nos versículos 11 e 12. Imaginavam que era algo simples. Até que Jesus diz claramente que Lázaro estava morto.
· Chegando lá, todos ainda pranteavam e velavam, pois um funeral durava cerca de 7 dias, entre enterro e luto. Lamentando por Jesus não ter chegado a tempo.
· Mas não sabiam ele que o nosso Deus nunca se atrasa.
· Observa aquela situação e chora, como demonstração da sua natureza humana e prova da sua misericórdia.
· Pede para que se remova a pedra. Todos ficam espantados diante daquele pedido pois já havia quatro dias de falência. O cheiro era insuportável. O que esse homem quer fazer?
· Ramsey Michaels diz que Jesus operou três milagres em um só: 1) trazer a vida; 2) regenerar a carne; 3) fazer uma pessoa levitar.
A ressurreição de Lázaro foi a terceira do ministério de Jesus, mas foi a mais polêmica. A primeira foi da filha de Jairo, Mc 5:21-43; Segunda o filho da viúva da Naim, Lc 7: 11-17. Mas essa foi a primeira que aconteceu nas barbas dos fariseus e sacerdotes. E foi sem dúvida a que mais se aproximou do que o Senhor fará no ultimo dia, onde arrebatará sua igreja e regenerará o corpo dos que morreram em Cristo.
Mas essa ressurreição foi vista de três formas diferentes...e hoje tem pessoas aqui que se encaixam em um dessas três formas diferentes de ver a Jesus:
A primeira forma de ver a Jesus.
1) Medo de Mudança
v.48.......
A situação de Israel como nação integrada ao império era muito confortável.
* Era uma espécie de prisioneiro com regalias;
* É o tipo de pessoas que se acostuma com as desgraças que acontecem em sua vida;
* E tudo isso acontece por que ela acha toda mudança só irá piorar a situação;
* Essa forma de olhar a Jesus é muito comum na vida do marido que não quer ver a mulher na igreja. Porque a mudança na vida dela irá trazer mudanças na dele também;
* Todos acham bonito falar de Jesus, e principalmente nos momentos de grande dificuldade, onde todos se tornam grandes fervorosos na fé.
* Nós sempre passamos por mudanças: Nascimento, Infância, adolescência, casamento...
* Mas a mais importante das mudanças nos trás medo, quando deveria te trazer alegria. È a mudança que te tira do pecado e te coloca na posição de filho de Deus,
* Mas as pessoas tem medo da mudança que Cristo pode trazer para sua vida, por um só motivo: medo de se conhecer mais. Saber que é um pecador.
2) OLHOS DO OPORTUNISMO
v.46........
* Esses estavam indo para onde o vento soprasse. Se os fariseus aprovarem o que Jesus fez então agente vai junto, mas se não. E de todo jeito eles queriam estar bem com todos. E ainda ganhar um ibope com os sacerdotes.
* È a típica pergunta: o que Jesus vai fazer por mim se eu for para igreja;
* Barganhar com Deus;
* Jesus deixa de ser o salvador, para se tornar a solução para os meus negócios. O dízimo se torna o melhor capital de giro, pois eu dou e o Senhor tem que me dar em dobro;
* Essa a pessoa é aquele que fica pelo caminho, por que sua fé dependia do que Deus lhe dava. Quando deveria olhar o Senhor como aquele que promete e cumpri, pois se o Senhor promete que já mais desamparará uma viúva Ele cumprirá;

3) COM FÉ
V.45....* Esses aqui se desprenderam de qualquer situação política contraria para crer verdadeiramente no Filho de Deus;
* È Depender;
* Confiar: * Se desprender; Conclusão: corte a corda;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares