Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comentário Exegético de 1Coríntios1.25-31


25 “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” Na cruz Deus de fato é ―louco, de acordo com nossos parâmetros humanos. É tolo quem abre mão de seus direitos, quem entrega sua honra, e tudo isso nem mesmo em favor de pessoas justas e boas, mas de culpados e maculados. Contudo, o Senhor e Rei do universo o fez na cruz de maneira extrema em favor de inimigos e rebeldes. Que ―tolice‖ de Deus! Na cruz Deus de fato é tão ―fraco‖ quanto se pode imaginar. Completamente impotente e indefeso, ele permite que façam de tudo consigo. Privado das roupas, pregado nas mãos e nos pés, escarnecido, sedento, moribundo, como está ―fraco‖ aqui o Deus onipotente! Mas a palavra dessa cruz foi capaz de realizar até hoje o que nenhuma sabedoria de todos os sábios do mundo conseguiu e o que nem sequer a onipotência arrasadora de Deus teria conseguido: convencer pessoas de seu pecado e sua perdição, vencer pecadores obstinados de modo profundo, levar à bendita adoração os mais argutos negadores de Deus, transformar pessoas legitimamente malditas em filhos amados de Deus. Em verdade, “a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”.
Nessas frases Paulo não falou do ―amor‖ de Deus. Parece que tinha um certo receio dessa palavra, porque podia ser mal-compreendida e distorcida com tanta facilidade que praticamente se tornava uma palavra perigosa. Como na epístola aos Romanos, também na presente carta ele apenas cita o amor mais tarde (1Co 8.1; 13). Mas aqui o amor está sendo proclamado em sua substância, com toda a sua verdade e glória. Por que o Messias morre na estaca? Por que Deus é tão ―fraco‖ e tão ―tolo‖? Por causa de um amor insondável e incompreensível por um mundo perdido que o odeia e despreza. Por outro lado, é somente na estaca do Cristo que se pode reconhecer o que é verdadeiramente ―amor‖, o amor com a máxima e sagrada seriedade, separada por universos de distância de toda a bondade, cordialidade e sentimentalidade que nós confundimos com amor. O ―amor‖ de Deus não significa que Deus faz pouco caso de nosso pecado. O amor de Deus considera nosso pecado com seriedade tão fatal que não lhe resta outra saída para nos salvar do que assumi-lo sobre si mesmo com todo seu ônus e condenação, tornando-se na cruz tão ―fraco e tão ―louco.
Paulo há de nos mostrar nos trechos subseqüentes que conseqüências a ―palavra da cruz‖ precisa ter para a vida da igreja e para o serviço dos pregadores. Afinal, a ―palavra da cruz‖ não é uma teoria que possa ser proclamada objetivamente em si mesma como ―doutrina pura‖. A própria igreja e seus mensageiros precisam ter a coragem de viver em contraposição resoluta ao ser do mundo, na ―fraqueza e ―loucura que eles reconheceram no próprio Deus na cruz do Cristo. A cruz precisa cunhar a natureza da igreja. A igreja será vitoriosa unicamente no risco da fraqueza e vida sem defesa, do amor sofredor por um mundo perdido que responde a esse amor com escárnio, rejeição e ódio. E toda a proclamação precisa permanecer na ―loucura da mensagem que o próprio Deus escolheu para único caminho para a salvação das pessoas. Sempre há o perigo de que, apesar de tudo, a igreja volte a tentar evangelizar com sabedoria, oratória ou quaisquer outros métodos atraentes e imponentes. Ela poderá ser capaz de atrair e entusiasmar grandes multidões de pessoas, mas apenas conseguirá salvar de fato a poucos. Autoridade para evangelizar possuem somente os mensageiros da igreja que arriscam realmente tudo com a fraqueza e loucura de Deus.
Finalmente ainda daremos atenção ao fato de que na presente carta temos o paralelo ―grego às exposições de cunho ―israelita da carta aos Romanos. Na epístola aos Romanos é a ―justiça que está em jogo. Com os coríntios Paulo fala sobre a sabedoria. Contudo, em ambos os campos tão distintos a causa é a mesma. O israelita busca a justiça que vale perante Deus, acreditando que a alcançará em seu próprio agir pelo cumprimento da lei. O ―grego‖ busca a ―sabedoria‖ que abrange a Deus com o conhecimento, esperando encontrá-la em sua própria sabedoria. Porém ambos se enganam radicalmente. Ambos desconhecem a verdadeira condição do ser humano perante Deus, sua perdição total. Ambos carecem do ―poder de Deus para a salvação‖ (Rm 1.16 e 1Co 1.18). Para ambos esse poder redentor de Deus apenas pode ser apreendido na ―fé‖. O ―judeu‖ precisa crer na ―justiça alheia de Cristo‖ para que de fato se torne justo perante Deus. O ―grego‖ precisa crer na ―loucura da proclamação‖ para que alcance o verdadeiro conhecimento de Deus. No mundo moderno, porém, o ―judeu‖ e o ―grego‖ atuam simultaneamente no coração humano. Por isso necessitamos tanto da carta aos Romanos quanto da aos Coríntios, e somos imensamente gratos a Deus por nos ter presenteado com ambas como fundamento para nossa fé e nossa proclamação.
26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não (foram chamados) muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;
27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.
30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
26 O que Paulo expôs aos coríntios como um princípio pode ser visto refletido na configuração peculiar apresentada por sua igreja. “Pois estais vendo vossa vocação” [tradução do autor]. A igreja não se formou por resoluções pessoais, mas foi ―chamada à existência. Ela é formada por pessoas ―chamadas para ser santas (v. 2). Contudo, que aspecto curioso ela possui: “Não muitos sábios, não muitos fortes, não muitos de origem nobre” [tradução do autor] podiam ser encontrados nela.
Essa composição da igreja não corresponde a desejos e interesses humanos. Quem não preferiria pertencer a uma igreja magnífica e imponente, na qual se pode apontar para uma série de pessoas famosas?
27,28 O ―chamado de Deus, porém, realizou uma ―seleção muito diferente e estranha. O Deus, cuja loucura e fraqueza são mais fortes do que as pessoas, escolheu para si, em consonância com seu modo de ser, “as coisas loucas do mundo, as coisas fracas do mundo, as coisas não-nobres do mundo e as desprezadas”, tudo aquilo que Paulo sintetiza na expressão “as que não são”. E ao fazê-lo Deus tem um objetivo bem claro e determinado. Desse modo visa “envergonhar” os sábios e “aniquilar” as coisas que são.
29 Entretanto, por que Deus quer isso? Será que dessa maneira não está sendo totalmente injusto com os sábios, fortes e nobres? Quem destes receber seus dons e forças com gratidão da mão de Deus com certeza não será ―envergonhado por Deus. Porém Paulo na verdade está pensando nos “sábios segundo a carne” e nos fortes e nobres do “mundo”. “Carne”, no entanto, é o ser humano segundo sua natureza separada de Deus, autocrático e egoísta. É isso que marca e determina o que Paulo chama “o mundo”. A “carne”, porém, não quer ―receber‖ e ―agradecer‖, mas deseja ser alguma coisa e ―gloriar-se. O pecado essencial do ser humano caído é que ele não mais ―honra a Deus como Deus, nem lhe dá graças‖ (Rm 1.21), mas que diante de Deus tenta ser grande em si mesmo e gloriar-se. Deus não pode nem quer tolerar isso. É contra isso que realiza o juízo. Deus o executa pelo fato de que, ao emitir seu ―chamado, ele passa de largo pelos sábios, fortes e nobres, ―envergonhando-os e ―aniquilando-os desse modo, “a fim de que não se glorie qualquer carne perante Deus” [tradução do autor]. Se fossem escolhidos por Deus, atribuiriam essa escolha a seu próprio mérito e valor, acabando confirmados no “gloriar-se perante Deus”. Porém tudo ―o que não é pode tão somente ver no chamado de Deus sua graça soberana e espontânea, admirando-a com gratidão. Isso, porém, é fomentado pela ―loucura da proclamação, que é rejeitada com desprezo pelos sábios, fortes e nobres e que é vista com indignação pelos que em si mesmos são ―devotos.
No presente trecho ouvimos três vezes consecutivamente: “Deus escolheu.” Deparamo-nos com o mistério da escolha. É um mistério, não uma teoria racional, contra a qual poderíamos lançar outras passagens da Bíblia. É impossível não reconhecer a realidade. Deus chamou dentre toda a população da cidade portuária esse pequeno grupo de pessoas em geral insignificantes e passou de largo em muitas outras. Será que Deus não tem o direito de agir assim? Será que Deus tem ―obrigação com alguma pessoa, de presenteá-la com sua graça, se ela realmente ainda for ―graça? Porventura um rebelde merecedor da pena de morte tem algum direito de ser agraciado por seu rei? Quem se descobre escolhido e salvo unicamente consegue agradecer com admiração e adoração. E quem se considera deixado de lado pela escolha de Deus pode ficar assustado e buscar a graça de Deus com muito maior ardor. Com certeza a encontrará em Cristo e, então, se conscientizará de sua escolha com admiração e gratidão.
30 As pessoas da igreja em Corinto, porém, ouviram o chamado de Deus que os escolheu. Seguiram-lhe quando passaram a crer no Messias crucificado e se deixaram salvar da perdição. Agora se afirma sobre elas: “A partir de Deus estais em Cristo Jesus”[tradução do autor]. Eles, os ―que não são, agora ―são algo, mas obviamente não em si mesmos, apenas ―em Cristo Jesus. ―Estar em Cristo Jesus é a única existência verdadeira que os ―nadas podem ter. Eles a têm “a partir de Deus”, do Deus maravilhoso, que ―chama à existência as coisas que não existem‖ (Rm 4.17), e que criou do nada todo o imenso mundo. Neles aconteceu a nova criação (2Co 5.17). Nessa cidade portuária rica, próspera e cheia de vícios eles, os tolos, os fracos, os não-nobres, os desprezados, os ―nadas são agora a igreja do Deus vivo, os herdeiros da glória eterna. Em si mesmos não são nada e não têm nada a exibir. Porém estão “em Cristo Jesus”. Ele é seu verdadeiro espaço de vida, seu elemento vital, e ele mesmo é, a partir de Deus, a “sabedoria para nós”, sim, também “a justiça e santificação e redenção”.
Logo são loucos, não-nobres, desprezados de fato apenas quando vistos na perspectiva do mundo. Em Jesus e a partir de Deus, porém, são verdadeiramente sábios, fortes, nobres e valorizados. Não são assim somente numa avaliação amistosa que recebem de Deus, mas numa realidade que já se mostra agora em sua vida. É uma circunstância maravilhosa, repetidamente verificável, que em Jesus as pessoas humildes, que no mundo não são nada importantes, possuem uma admirável “sabedoria” e em seu conhecimento de Deus superam os maiores pensadores da humanidade.
Contudo, essa “sabedoria”, um conhecimento veraz do Deus vivo, não é coisa intelectual, mas abrange e determina o ser humano todo. Por essa razão Paulo acrescenta de imediato “justiça” e “santificação” a título de explicação para a “sabedoria”. O Senhor crucificado, que carregou nossa culpa, nos concede a justiça, sim, ainda mais, ele mesmo é nossa justiça perante Deus. Por isso possuímos de forma tão inatacável e segura a justiça, esse fundamento necessário sempre que estamos perante Deus, oramos a ele, contamos com Deus  porque não a temos em nós mesmos mas no próprio Jesus. Jesus, no entanto, também é nossa “santificação” ou, como também podemos traduzir, nossa santidade‖. Ouvimo-lo já no v. 2: Somos santificados em Cristo Jesus. Também nossa santificação e seu resultado, a santidade, não são realização nossa. Se assim fosse, como seria precária! Agora, porém, estamos incessantemente na santificação, desde que estejamos incessantemente em Cristo Jesus. Por isso o v. 30 é uma importante base para uma doutrina realmente evangélica‖ da santificação. Nele, como em Rm 6, ela não representa uma nova lei, mas a própria pessoa de Jesus e nossa ligação com ele, sobre as quais se alicerça a possibilidade e realidade de uma nova vida.
Contudo Jesus também é nossa “redenção”. Jesus esmagou a cabeça da serpente e anulou o poder da morte. O triunfo dele é nosso, porque é quando estamos nele. Já agora Jesus é manifesto de múltiplas maneiras como nossa redenção. Quanta redenção, quanta liberdade e quanta vitória encontram-se na vida de cada cristão. Obviamente também ainda somos pessoas que aguardam (v. 7). Contudo a nova revelação de nosso Senhor Jesus Cristo (v. 7) mostrará como realidade visível em nós e em tudo que estaremos totalmente justos, totalmente santos, totalmente redimidos de toda perdição como irrepreensíveis (v. 8) diante dele.
31 Quem compreendeu essa verdade não pode silenciar, tem de cantar e anunciá-lo, tem de ser uma pessoa que glorifica. Não existe verdadeira vida de fé sem glorificar. Não podemos permanecer calados sobre o que Deus nos outorgou e sobre seu terno milagre, não podemos falar disso com requintada discrição. Essas infinitas glórias impelem a glorificar. Contudo esse louvor é algo completamente diferente do que o gloriar-se‖ da carne. Aqui se cumpriu a palavra que Deus disse e escreveu no passado por meio de Jeremias (Jr 9.24): “Aquele que se gloria, glorie-se do Senhor.” Agora unicamente Deus é grande! Agora foi restabelecida a condição certa, inicial, em que Deus está no centro, o nome de Deus ressoa, Deus é glorificado como Deus e agradecemos a ele, em que Deus já começa a se tornar tudo em todos‖ (1Co 15.28). Isso, porém, é realização unicamente das coisas loucas de Deus‖ e das coisas fracas de Deus‖ pela palavra da cruz.

C.B.Esperança/Rev.Gedeon Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares