Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Os peregrinos no deserto



Os peregrinos no deserto
(By Gedeon Martins)
Dois amigos (João e Pedro) se perderam em um deserto. Após um longo tempo de caminhada perceberam que já estavam sem agua em seus reservatórios. Mas já havia caminhado de mais para voltar e desesperados de mais para esperar. Então na incontingência caminharam. Um pouco adiante encontraram um poço rodeado de tijolos, com balde e corda a disposição. Havidos para saciar a sede lançaram o balde no poço, puxaram velozmente o recipiente e felizes lançaram a agua em suas bocas secas. Na mesma proporção com que felizes beberam aquela agua também se decepcionaram, porque a agua era salobra e impropria para o consumo. Se entristeceram e temeram o que lhes iria acontecer.
Mas ao levantar os olhos, após alguns instantes de melancolia, viram uma placa e nela estava escrito: “adiante existe mais um poço...avante, não desanimem”. Seguiram com ânimo renovado e em poucos passos visualizaram o novo poço com as mesmas características (cercado de tijolos, bande com corda a disposição). Assim como da primeira vez lançaram o balde e puxaram com todas as forças, quando a mão levou a agua a boca a triste constatação: a agua era salobra. O desanimo se repete sendo que agora com mais intensidade. Pedro decide desistir e aguardar a morte. João visualiza uma nova placa com as mesmas palavras da anterior: “Adiante existe um poço...avante, não desanimem”. – Vamos amigo, estamos próximo de sermos saciados; diz João. Pedro, no entanto, não acreditava mais, mas resolveu ir mais uma vez.
Para a tristeza dos dois, o terceiro poço estava no mesmo estado dos dois primeiros (tijolos, balde com corda e agua salobra) e agora com pouco tempo e desidratados, falta de fé inevitável. Pedro desiste e diz ao amigo fazer o mesmo. – Estamos fadamos a morte, desista amigo; disse Pedro. João levanta a cabeça e vê mais uma placa, pedi para Pedro esperar e corre ao local do novo poço.
Ao chegar lá constata que tudo está igual: tijolos ao redor, balde com corda, mais algo era a exceção.  Ao lançar a agua na boca a sede saciou, o poço tinha agua boa. Volta e traz agua para seu amigo Pedro que aprendeu que o maior inimigo em um deserto não é a agua salobra, mas a falta de fé que mesmo com tantos poços salgados sempre haverá um onde poderemos saciar a nossa sede. “Adiante existe um poço...avante, não desanime!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares