Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Complementos de Filemom 1

Filemom 1
Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador,”

Servir e estar Preso á Cristo é uma qualidade

O apóstolo Paulo descreve essa verdade com clareza nesse versículo primeiro. Ao fazer a sua saudação na introdução da epístola ele usa o substantivo Nominativo Masculino singular “desmios”, que se traduz por prisioneiro, cativo, algemado. O escritor se auto denomina desta forma por considerar as prisões em cristo uma qualidade e não uma desonra. Isso porque o substantivo “desmios” vem sucedendo um outro substantivo nominativo, “Paulos". No grego quando um substantivo vem seguido de outro, o segundo toma conotação de adjetivo. E como sabemos que o adjetivo qualifica o sujeito, assim concluímos que “desmios” é uma qualidade, ressaltada pelo autor, de si mesmo.
O escritor usa uma condição literal para exemplificar uma benesse espiritual. Porque, de fato, o apóstolo Paulo estava preso quando escreveu a carta por estar pregando o evangelho. Segundo historiadores, a epístola em questão teria sido escrita por volta do ano 61 d.C. nas prisões da cidade de Roma, com a finalidade de apaziguar o problema do escravo fujão, Onésimo, com o seu senhor, Filemom.
Assim, também, compreendemos o fato do escritor usar a figura de um preso para exemplificar a sua relação com Cristo. Pois desta forma, ele mostra a Filemom que todos os que estão em Cristo são igualmente livres nEle, como também, presos nEle. Mostrando que Onésimo é “irmão caríssimo”v16, e assim que o devia receber.

Aplicações:

1° Estar em Cristo é ser prisioneiro dEle;
2° Ser prisioneiro de Cristo é uma qualidade;
3° Todos os que estão em Cristos estão igualados pelas algemas do Senhor;

AUTOR: Gedeon Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares