Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Para Meus Alunos: Exposição de Atos


AULA 2 – EXPOSIÇÃO DE ATOS

O TEMA DE ATOS DOS APÓSTOLOS: O ENVIO DOS DISCÍPULOS ATÉ OS CONFINS DA TERRA - Atos 1.1-8 (em sua Terra)
A ASCENSÃO DE JESUS - Atos 1.9-12
A ESPERA EM ORAÇÃO PELA EFUSÃO DO ESPÍRITO - Atos 1.13-14
A ELEIÇÃO PARA A VAGA DO 12º APÓSTOLO - Atos 1.15-26
A VINDA DO ESPÍRITO NO DIA DE PENTECOSTES - Atos 2.1-13
O “SERMÃO PENTECOSTAL” DE PEDRO - Atos 2.14-36
O CHAMADO À CONVERSÃO E SALVAÇÃO - Atos 2.37-41
A VIDA DA PRIMEIRA IGREJA - Atos 2.42-47
A CURA DO COXO - Atos 3.1-10
NOVA PREGAÇÃO NO TEMPLO - Atos 3.11-26
O PRIMEIRO INQUÉRITO DIANTE DO SINÉDRIO - Atos 4.1-22
O RELATO PERANTE A IGREJA E A ORAÇÃO DA IGREJA - Atos 4.23-31
UM SEGUNDO RELATO SOBRE A VIDA DA PRIMEIRA IGREJA - Atos 4.32-37
ANANIAS E SAFIRA - Atos 5.1-11
UM TERCEIRO RELATO SOBRE A VIDA DA PRIMEIRA IGREJA - Atos 5.12-16
O SEGUNDO INTERROGATÓRIO PERANTE O SINÉDRIO - Atos 5.17-42
A ESCOLHA DOS SETE - Atos 6.1-7
ESTÊVÃO E O COMEÇO DO PROCESSO CONTRA ELE - Atos 6.8-15
O DISCURSO DE ESTÊVÃO - Atos 7.1-53
O FIM DE ESTÊVÃO E A PERSEGUIÇÃO DA IGREJA POR SAULO - Atos 7.54-8.3

2.1: Atos 1.1
Atos dos Apóstolos não começa com um “prefácio” propriamente dito, como o evangelho de Lucas. Isso é digno de nota. No evangelho, Lucas pode argumentar que “muitos” já fizeram o que ele também está empreendendo com o seu escrito. Não era nada de novo e extraordinário. Agora, porém, ele apresenta um livro para o qual não havia modelo e que existe como grandeza solitária. Como teria sido plausível que o autor dissesse algo sobre como foi levado a essa nova e audaciosa idéia: retratar a época apostólica numa segunda obra histórica. Ele não diz nada, e de imediato passa ao objeto em si da obra. Distancia-se de qualquer atenção para si mesmo. Contudo aponta para seu primeiro livro. Esse gesto também não está interessado em ressaltar sua realização, nem mesmo em fazer uma correlação literária plausível, mas sim no conteúdo em comum. Desde já somos direcionados na direção correta: está em questão o Único, que ocupa o centro, mesmo quando os “atos dos apóstolos” são relatados. Nesse sentido mais profundo, Atos dos Apóstolos é uma “continuação” do evangelho, e não uma segunda obra independente do autor. Teófilo soube de “todas as coisas que Jesus começou a fazer e ensinar” por meio do evangelho de Lucas. Agora ele há de ouvir o que Jesus continuou a efetuar e anunciar.

2.2 Atos1.6e7
V.6 Deveríamos perguntar seriamente, por que, afinal, o “reino dos mil anos”, o “reinado dos céus” sobre esta terra não começou imediatamente depois da Páscoa? A solução estava consumada, o pecado do mundo havia sido tirado, a morte tinha sido destituída de seu poder, Satanás estava derrotado, todo o poder fora entregue na mão de Jesus. Não era imperioso que agora viesse o cumprimento das promessas do reino? V.7Por essa razão, a resposta de Jesus aos apóstolos também não contém qualquer conotação de crítica ou repreensão das expectativas em si. Ele somente declara: “Não vos compete conhecer tempos e prazos que o Pai fixou por sua própria autoridade.”

2.3 Atos 1.11
Os discípulos já haviam recebido a ordem, agora não deveriam mais ficar esperando o desfecho daquela história, pois o mesmo Jesus que agora está assunto aos céus votará para buscar a Sua Igreja. De tal forma, que a missão foi nos dada, e nos compete não olhar para os céus na espera da conclusão da cena extraordinária de Jesus subindo, e sim, cumprir a nossa missão para que assim Ele volte.

2.4 Atos1.13
Os discípulos cumprem a ordem de Jesus: “Esperem!” Para isso, recolhem-se ao silêncio oferecido pelo “cenáculo” [recinto superior], diferente das peças da casa no andar de baixo. Lucas afirma expressamente que esse não apenas era um encontro isolado depois da ascensão, mas que levou a uma reunião permanente durante todos os dias. Sim, teremos de imaginar essa casa com a peça no andar superior como sendo o local de permanência constante dos apóstolos enquanto de fato estavam em Jerusalém.


Um comentário:

  1. Paz PR.Gedeon,

    Está sendo um privilégio participar das suas aulas no seminário congregacional. Parabéns pelo blog, já estou seguindo. Também tenho um blog www.metanoiaereforma.org nos visite e nos dê a honra.abs

    ResponderExcluir

Postagens populares