Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A DEUS SEJA O CULTO


A DEUS SEJA O CULTO

Série ADORAÇÃO BÍBLICA
Estudo 1

A luz da natureza revela que existe um Deus que mantém o senhorio e soberania sobre tudo; que é bom e faz o bem a todos; portanto deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a alma e todas as forças.1[1] (Confissão de Fé de Westminster, Cap XXI, Seção I.1)
1. Rm 1.20; At 17.24; Sl 119.68; Jr 10.7; Sl 31.23; 18.3; Rm 10.12; Sl 62.8; Js 24.14; Mc 12.33.

1ª A Natureza nos revela a existência de um Ser infinitamente superior, perfeito, Criador de todos e soberano governador. “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis”. (Romanos 1.20) Isso nos revela alguns princípios:

1.1 Que Deus é absoluta perfeito;
1.2 A infinita superioridade do Senhor, sobre suas criaturas, visível e invisível;
1.3 Que em Sua bondade, Ele se relaciona conosco como Criador, governante moral e preservador;
1.4 Que Deus deve ser temido. Temor este que nos levará a ter reverência na Sua presença e respeito aos Seus mandamentos.

A introdução da doutrina da Adoração não poderia começar com um tema tão trivial, mas ao mesmo tempo, tão fundamental. Quem é digno de receber o nosso culto? A finalidade de irmos a igreja é fazer Deus o único adorado e exaltado pelos nossos lábios. Os textos que foram citados acima deixam bem claros os motivos. Os atributos, ações e relação do Soberano Senhor com o nosso ser e com a humanidade são os motivos mais do que suficientes para nos prostrarmos diante dEle para O exaltar. E mesmo que muitos não conheçam esses atributos pelas Escrituras, estes são indesculpáveis, pois a natureza revela para todos o Rei da glória.
Além da Confissão de Westminster, outras confissões fazem a mesma declaração. A Confissão de Fé Batista de 1689 é um exemplo. Assim diz:

A luz da natureza mostra que existe um Deus, que tem senhorio e soberania sobre todos, que é justo, bom e faz o bem a todos; e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido, de todo o coração, de toda a alma, e com todas as forças.”[2]

Podemos aprender três aspectos deste nosso estudo:
No PRIMEIRO aspecto aprendemos as razões pelas quais devemos adorar e servir a Deus (...senhorio e soberania sobre tudo; que é bom e faz o bem a todos). O SEGUNDO aspecto ensina a reação que devemos ter diante do conhecimento do ponto anterior (portanto deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido). No TERCEIRO aspecto mostrará a forma que temos que servi-lo (de todo o coração, de toda a alma e todas as forças).
Veja outras confissões:

A luz da natureza revela que existe um Deus que mantém o senhorio e soberania sobre tudo; que é justo e bom e faz o bem a todos; e, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a alma e todas as forças.” [3]


By Gedeon Martins

P.S. Este estudo pode ser usado nas Igrejas sem a necessidade de citar o autor. Eu, Gedeon Martins, permito que assim aconteça.



[1] HODGE, A.A. Confissão de Westminster comentada por AA Hodge. Pág. 367
[2] __________. Confissão de Fé Batista de 1689. Capítulo 22, Pág. 45
[3] A Declaração de Savoy. Confissão Congregacional. Capítulo XXII

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares