Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

domingo, 9 de maio de 2010

Campanha Leia Mais, 9º dia

9 de maio, 9º dia
Filemom 1
Servir e estar Preso á Cristo é uma qualidade

O apóstolo Paulo descreve essa verdade com clareza nesse versículo primeiro. Ao fazer a sua saudação na introdução da epístola ele usa o substantivo Nominativo Masculino singular “desmios”, que se traduz por prisioneiro, cativo, algemado. O escritor se auto denomina desta forma por considerar as prisões em cristo uma qualidade e não uma desonra. Isso porque o substantivo “desmios” vem sucedendo um outro substantivo nominativo, “Paulos". No grego quando um substantivo vem seguido de outro, o segundo toma conotação de adjetivo. E como sabemos que o adjetivo qualifica o sujeito, assim concluímos que “desmios” é uma qualidade, ressaltada pelo autor, de si mesmo.
O escritor usa uma condição literal para exemplificar uma benesse espiritual. Porque, de fato, o apóstolo Paulo estava preso quando escreveu a carta por estar pregando o evangelho. Segundo historiadores, a epístola em questão teria sido escrita por volta do ano 61 d.C. nas prisões da cidade de Roma, com a finalidade de apaziguar o problema do escravo fujão, Onésimo, com o seu senhor, Filemom.
Assim, também, compreendemos o fato do escritor usar a figura de um preso para exemplificar a sua relação com Cristo. Pois desta forma, ele mostra a Filemom que todos os que estão em Cristo são igualmente livres nEle, como também, presos nEle. Mostrando que Onésimo é “irmão caríssimo”v16, e assim que o devia receber.

Filemom 1b “... ao nosso amado e colaborador Filemom...” TIGM.

Paulo ao referir-se à Filemom, descreve duas características do mesmo. Na primeira demonstra o grau da relação entre o escritor e o seu destinatário; na segunda, revela a postura de Filemom diante do evangelho.
Amado, do grego “ágapetós”, que significa ‘amar sacrificialmente’. Em outras palavras, Paulo mostra que o seu amor para o seu discípulo é no nível dos sacrifícios, da doação de vida. Essa forma de amor é exigida para todos os cristãos, não só nos escritos paulinos, como também, em todo o Novo Testamento. Sendo, assim, o escritor declara que o sentimento que possui por seu irmão e discípulo é de sacrifício próprio.
A segunda característica, “colaborador”, do grego “sinergô”, revela uma outra relação, sendo que esta é entre Filemom e o Reino de Deus. Ser um ajudador significa doar, entregar sua vida em prol do evangelho. E esse caráter da vida deste discípulo ficará mais claro nos versículos posteriores.

1° Estar em Cristo é ser prisioneiro dEle;

...não é uma privação de liberdade, mas é estar cativo a vontade e valores do Senhor:

Sendo assim: 1. Eu só prego aquilo que Ele manda;

2. Eu só faço o que Ele manda;

3. Eu só aceito aquilo que o agrade;

4. FIDELIDADE

2° A minha qualidade está em servir ao Senhor;

...Nossos talentos só tem sentido quando são usado para uma finalidade, a glória de Deus;

>>>O evangelho da vaidade só visa vitorias e riquezas, quando os valores de vida e prática estão sendo abandonados;...

>>>Porque você servi a Deus? È pra vencer!? Ter dinheiro?! Ter Amigos!?

>>>Evangelho não é pra dá riqueza, mas sim, produzir comportamento digno dos céus;

3° Todos os que estão em Cristos estão igualados pelas algemas do Senhor;

>>>Não existe graus de importâncias na visão de Deus dentro do evangelho. Nós criamos e pioramos as hierarquias...por grau de importância e não por organização.

4º Eu Não me submeto a nenhum outro senhorio;

1. De adoração;

2. De Idéias;

3. Valores;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares