Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Campanha Leia Mais, 3º dia

3 de Maio de 2010, 3º dia
Reconstruir os Sonhos

Neemias 1 e 2
A história de Neemias trás lições maravilhosas, mas esses dois capítulos especificamente me provocam a pensar e refletir sobre minha obstinação em conquistar meus sonhos.

Imagina comigo a seguinte situação, você está em um emprego estável, arriscado, mas estável; tem grande responsabilidade, mas também, conforto, segurança e status. Até que um dia, alguém trás uma noticia que fez com que tudo o que você já teve ou desejava conquistar se torna fútil, banal, desnecessário. Já imaginou? Por que foi exatamente assim que Neemias se sentiu quando soube que sua terra amada estava destruída.

Diante de um momento como esse é necessário dar alguns passos para não deixar-se tragar pelo desânimo. Primeiro, reconhecer seus erros e confessar os seus pecados. Essa foi a primeira atitude de Neemias, e com ela podemos entender que independente da contribuição que tenhamos dado ao mal ocorrido temos que pedir a Deus misericórdia por tudo que esteja acontecendo. Segundo, è necessário sair da situação de comodidade. Neemias poderia achar que não tinha nada haver que as ruínas de Israel e também poderia ficar quieto, na dele, sem comprometer-se... “sou copeiro, não posso perder meu emprego”...ele poderia se comportar assim. Mas não, foi diante do rei e expôs o problema. Terceiro, ter coragem; falar com o rei foi uma atitude de coragem, pois não poderia se falar com o réu exceto se fosse solicitado. Mas mesmo com a solicitação, a idéia de dirigir a palavra a alguém que era a própria lei de um país, que num estralar de dedos poderia ordenar a sua morte, era algo temível. E por fim, aproveitar as oportunidades dadas pelo Senhor. Deus induz Artaxerxes a falar com Neemias, pois o semblante caído do copeiro foi um convite para o diálogo que mudou a história de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares