Pesquisar este blog

Programa Verdade e Vida

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Campanha Leia Mais, 28º dia

28 de Maio de 2010, 28º dia
Minha família a sombra do Onipotente,
SALMOS 91

INTR: Quem quer ver sua família passar por uma desgraça? Quem deseja ver uma pessoa querida passar por uma tragédia? Ninguém! Por isso mesmo que corremos, lutamos e trabalhamos como formigas operárias, por que queremos dar o melhor para os nossos amados.
Mas será possível ter livramento de todos os males do mundo? Isso ninguém pode garantir, por que o amanhã pertence somente a Deus. Mas é possível viver mais seguro e com mais tranqüilidade sobre o amanhã? O Salmo 91 nos ensina que sim.

Elucidação:

Versículo 3 = Existe uma promessa: “Pois ele te livrará...”
A proposta desde salmo é nos fazer enxergar que Deus é aquele que livra dos males que nós não podemos ver, ou mesmo, imaginar.
“...do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.”
Isso mostra que as armadinhas montadas pelo inimigo (“laço do passarinheiro”) são desmanchadas por Deus e as calamidades que acontecem com os outros corriqueiramente (“...e da peste perniciosa”) só nos atinge se for por permissão do Senhor. A promessa de livramento de pragas e calamidades coletivas aparecem em outros trechos vv10 “praga nenhuma chegará a tua tenda”, vv6 “Nem a peste que se propaga nas trevas, nem a mortandade que assola ao meio-dia”.

Versículo 4 = A proteção de Deus é apresentada como as asas de uma ave que impreterivelmente cobre seus filhotes com suas penas, protegendo de tudo e usando todas as suas armas para defesa dos seus pequeninos. Sendo que, essa proteção estará sobre os filhos que praticam a verdade (“a sua verdade é pavês e escudo”), pois Deus nunca irá colocar suas asas sobre a mentira, o engano e a injustiça.

Versículo 5 = “Terror noturno”. São os pesadelos provocados por demônios, que tem como característica a aproximação com a realidade. Ex: Você sonha que está sendo enforcado por alguém e chega a sentir as mãos da pessoa no seu pescoço. O texto diz que nós teremos coragem dada por Deus para encarar esse mal.
“A seta que voa de dia”=

Versículo 6 = Fala das calamidades mortíferas que assolam a sociedade: Assassinatos, Tragédias e outras desgraças. Sendo estes fatos acontecidos com sua família com a permissão e propósito divino.
Versículo 7 e 8= Mostra que os nossos olhos verão a queda daqueles que não conhecem a Deus e que nós jamais seremos atingidos.

Versículo 11 – 13= O Senhor promete a proteção velada pelos anjos e a condução pelos caminhos corretos para não haver tropeços. (Deus providência os meios para nós não cairmos em pecado, caímos se quisermos).

by Gedeon Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares